domingo, 10 de julho de 2011

Dança Cigana

Dança cigana: A expressão corporal do povo cigano

Tão curioso quanto à origem do povo cigano, assim também é a dança cigana. O que se sabe a respeito da dança cigana é que há uma mistura de ritmos como a Rumba, a salsa, o Flamenco e até mesmo a dança do ventre. Para os leigos, ou melhor, os não-ciganos a dança desse povo pode até passar despercebida, mas para os ciganos cada coreografia tem um significado cultural, espiritual ou mesmo místico. Os ciganos usam os instrumentos e cultuam os Quatro Elementos da natureza para simbolizar suas danças. Podemos ver abaixo uma relação das danças cigana e seu significado.
Dança do Leque: Esta dança representa o amor, a sensualidade e a limpeza. Regida pelo elemento água.
Dança do Xale: Representa o mistério e a magia. Regida pelo elemento terra. 
Dança da Rosa: Esta dança representa o amor, a beleza, a conquista e a sensualidade. Regida pelo elemento terra.
Dança do Véu: Regida pelo elemento ar. Demonstra a leveza do corpo e a sensualidade.
Dança do Pandeiro: Regida pelos Quatro Elementos, mostra a alegria e sugere uma festa; ajuda também a purificar o ambiente.
Dança das Fitas Coloridas: Simboliza as lágrimas de alegria e tristeza derramada pelo povo Cigano; não os lamentos, somente comemorações. Regida pelo elemento Água,
Dança das Tochas: Apresenta a fúria e o poder do fogo através das tochas acesas que reverenciam este elemento. Regida pelo elemento Fogo.
Dança dos Quatro Elementos: Dançam com representações dos quatro elementos como: Vela, Incenso, Cântaro (jarro d'água) e Sal. Simboliza magia e usada para limpeza do ambiente.
Dança dos Sete Véus: Para a cultura cigana essa dança representa uma despedida de solteiro. E os véus coloridos representam as sete cores do arco-íris simbolizando o amor e a sensualidade. As cores dos véus representam os Quatro Elementos.
Dança do Punhal: Simboliza lutas, disputas, fúria e a limpeza do ambiente e do corpo. Dança dos elementos Ar e Terra.
"A vida às vezes nos mostra algo, que não entendemos no ato, mas com certeza no futuro entenderemos, então não adianta o desespero antecipado, sempre haverá uma explicação para tudo que passamos. Eu vivo a minha verdade, então o que espera para viver a sua?" (Pelo Espírito Cigano das Almas 05/06 2005)